As micro e macro tendências são o pontapé inicial para que as grandes marcas consigam desenvolver produtos mais assertivos e prontos para suprir as nossas necessidades. Saiba mais!
Quem acompanha as novidades do mundo da moda, já sabe: em cada temporada, somos atingidos por uma série de novidades. Ou seja, são itens criados pelas grandes grifes do setor e que, em pouco tempo, começam a se destacar nas vitrines das lojas, nos e-commerces e nos looks das grandes influenciadoras fashion.
E, quando menos percebemos, esses artigos também estão presentes em nossos closets, nos ajudando a expressar a nossa personalidade, assim como, manter o visual sempre estiloso e atualizado.
Porém, ao falarmos sobre esses hits, precisamos entender que há uma diferença entre as micro e macro tendências. Você já ouviu falar sobre isso? Se a resposta foi “não”, saiba que veio ao lugar certo.
O que é uma tendência?
Obviamente, você já ouviu falar sobre tendências, certo? Afinal, toda fashionista é atingida, a cada estação, por esse tipo de novidade. No entanto, pouco sabemos sobre como esses hits são criados e chegam até nós.
De modo geral, podemos dizer que uma trend surge com base em alguma mudança ou inovação presente em nossa sociedade — movimento este, que pode ser de cunho social, tecnológico ou até econômico.
Como consequência, aos poucos, as pessoas começam a incorporar essa mudança em seus comportamentos e, em muitos casos, tal cenário também passa a afetar o seu jeito de se vestir e de consumir determinados produtos.
Tendo isso em mente, as empresas líderes de diferentes nichos têm como prática analisar detalhadamente esses cenários, utilizando um recurso chamado de “pesquisa de tendência”.
Com ele, é possível utilizar dados precisos e, posteriormente, desenvolver estratégias certeiras para garantir que todo e qualquer produto lançado a curto prazo consiga suprir as necessidades atuais de um público-alvo.
DIFERENÇA ENTRE micro e macro tendências?
Macro tendências
Para começar, vamos falar sobre as macro tendências — também conhecidas como referências globais. De modo resumido, podemos dizer que elas consistem em identificações e comportamentos capazes de gerar grandes mudanças e impactos em nossa sociedade, ajudando assim, a traçar novos caminhos de transformação.
Por essas e outras, as macro tendências também influenciam no pensamento e nos métodos de consumo a médio e longo prazo, não se limitando a atitudes efêmeras. Em algumas situações, elas podem apresentar uma duração de, em média, 10 anos.
Exemplos de macro tendências
Para identificá-las, boa parte das empresas estão contando com um profissional especializado no assunto: o cool hunter. Ao longo de seu trabalho, esse “caçador de tendências” é o responsável por verificar a fundo o comportamento dos usuários nas redes sociais, ruas e até em instituições de ensino.
A partir disso, eles conseguem identificar comportamentos que irão se estender pelos próximos anos, especialmente em se tratando de moda. No universo fashion, temos alguns exemplos e tanto de macro tendências. Esse é o caso da alta da sustentabilidade, do desenvolvimento de coleções sem gênero e do empoderamento feminino.
Micro tendências
Em paralelo, temos as micro tendências. Em outras palavras, estamos falando daquelas pequenas mudanças de consumo, que influenciam o nosso dia a dia. Na maioria das vezes, elas possuem uma duração menor do que as macro tendências, apresentando um ciclo de, no máximo, cinco anos.
Dito isto, as micro tendências podem ser vistas no uso de roupas, calçados, acessórios, maquiagens e tantos outros elementos presentes em nossa rotina. Atualmente, um bom exemplo disso são os looks metalizados, o uso da calça pantacourt, das modelagens cargo e, inclusive, das peças que carregam uma proposta mais artesanal. As opções são inúmeras!
Viu só? Após essa leitura completa, temos certeza de que você já sabe o que são as micro e macro tendências.
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