Buscar Menu

Matelassê: a trend que vai deixar os seus looks mais originais!

Livros de moda: 4 opções para mergulhar no nosso universo

É tendência: conheça as principais collabs na moda

Dark Light

Clássico, o matelassê está ganhando destaque especial em 2022. Saiba tudo sobre essa tendência e inspire-se para inovar em seus visuais!

Não tem pra ninguém! Nas últimas temporadas, o conforto se tornou indispensável nos looks – sejam eles casuais ou formais. 

Hoje é difícil investir em uma roupa que não apresente conforto ou que, de algum modo, possa nos incomodar ao longo do dia. Por essas e outras, o matelassê está em alta entre as fashionistas, especialmente aquelas que adoram unir elementos comfy com muito estilo. 

Para quem não sabe, estamos falando de um tipo de acabamento muito utilizado no universo da moda, conhecido por apresentar costuras únicas, responsáveis por causar a impressão de que a peça é supervolumosa. Logo, o elemento é visualmente acolhedor, transmitindo uma pegada aconchegante e ideal para elevar os nossos looks diários. 

Em 2022, o matelassê está com tudo e, claro, não deixaríamos de compartilhar esse hit com as nossas leitoras. Abaixo, explore essa febre e, quem sabe, inspire-se a usá-la em suas produções. É só vir com a gente e se atualizar!

Matelassê: o que é?

Vamos direto ao ponto: de origem francesa, a palavra “matelassê” quer dizer “acolchoado”. E, na prática, é exatamente isso o que esse tipo de acabamento transmite. Muito presente nas ruas e passarelas, o tal do matelassê é um tipo de trabalho manual que está presente tanto em acessórios femininos, quanto em roupas e sapatos, como botas ou sapatilhas. 

Em linhas gerais, podemos dizer que o seu uso ficou ainda mais conhecido após os anos 1950, graças à estilista Coco Chanel – que, ao longo de suas criações, começou a implantá-lo no desenvolvimento de bolsas de luxo. 

Dali em diante, o matelassê foi visto nos mais variados itens de vestuário, conquistando lugar garantido no universo do décor. De qualquer forma, tal efeito consiste em variadas costuras presentes em um tecido, formando um visual de zig-zag, listras ou formato quadriculado. Uma vez em um material, o matelassê ainda pode apresentar enchimento, permitindo que o seu resultado seja mais destacado e original.

Por essas e outras, quem leva os produtos com essas características para um outfit diz, com todas as letras, que o seu uso lembra a sensação de “um abraço” – já que o conforto e o bem-estar são garantidos. E aí, hot or not?

Matelassê em casacos

Dentre todas as variações do matelassê, a que está mais em alta é a sua aplicação em casacos. Isso mesmo! Para a estação Inverno 2022, o uso de jaquetas com esse tipo de acabamento está dando o que falar, como é o caso das versões puffer e com shape supermoderno. 

Lembre-se: quanto maior for o uso de enchimento, mais destaque a peça terá em seu look. Assim, o ideal é investir em um modelito que converse bem com o seu perfil e consiga se adaptar aos seus visuais mais especiais. 

Matelassê em ACESSÓRIOS

Por ser versátil, o matelassê é encontrado nos mais variados produtos. Entre eles, também destacamos os calçados, com foco para as botas e os tênis. 

Queridinhos do momento, esses modelos de sapato são ótimos para quem está a fim de adicionar um elemento sofisticado na produção, mas que também, tenha lá a sua pitadinha de estilo e muita atitude. 

Foto: Bottega Veneta (Foto/Reprodução)

Matelassê em jeans

E para finalizar este post especial, vale destacarmos a aplicação do matelassê em trajes jeans. Foi isso mesmo que você leu, fashionista. 

Daqui para frente, esse detalhe também será visto em um dos tecidos mais curingas do closet feminino – o tal do denim. Desse modo, não se espante caso encontre por aí jaquetas, calças e, claro, casacos em jeans, mas que também tenham essas charmosas costuras em suas superfícies. 

Para intensificar a proposta, considere coordená-los com acessórios que apresentem o mesmo acabamento. Só tenha cuidado para não montar uma produção 100% pautada pelo matelassê e, com isso, acabar obtendo um efeito exagerado. Combinado?

Como vimos, o matelassê é um detalhe clássico e que, em 2022, está dando o que falar nos looks mais elaborados. E aí, você já experimentou essa tendência? Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e contar para gente qual a sua opinião sobre esse detalhe em um visual. Vamos adorar te conhecer melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Stay to real time fashion!

Receba as novidades e tendências direto na sua caixa de entrada.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Postagens Relacionadas