A moda para terceira idade já virou o foco de jovens da geração millennial e Z. Entenda mais sobre esse fenômeno e inspire-se você também!
Durante muitos anos, a moda ficou conhecida por valorizar apenas a juventude. Rugas, cabelos brancos e flacidez? Jamais! Há poucos anos, o objetivo era sempre mostrar “a flor da idade”, excluindo assim, um público mais maduro e constantemente ignorado.
Mas, parece que esse jogo está virando. De uns tempos para cá, os consumidores millennials e da geração Z estão enxergando a moda para terceira idade por outras lentes.
Dessa vez, top models acima dos 50 e até peças tipicamente utilizadas por esses indivíduos estão, cada vez mais, em destaque nas ruas e passarelas. E que bom, não é mesmo?
Sabendo disso, e caso você queira entender melhor esse cenário, te convidamos a entender a fundo a febre da moda para terceira idade e, quem sabe, até se inspirar com o estilo desses novos influenciadores. É só continuar ligada no post e mergulhar no assunto com a gente. Vamos lá!
Por que a moda para terceira idade é um sucesso?
Foi-se o tempo em que as vovós utilizavam apenas roupas consideradas “sem graça” ou “tradicionais demais”.
Nos últimos anos, e com a modernização do universo fashion, a moda para terceira idade ganhou um novo status. Agora, graças à representatividade de modelos sêniors em muitas campanhas publicitárias, esse público está se sentindo mais motivado a fugir do óbvio e ousar.
Em seus visuais, já é possível observar peças que transitam entre variadas idades e, até mesmo, seguem algumas tendências mundiais. Aliás, explorando a fundo esse movimento, podemos dizer que esse hit também foi movimentado por grandes nomes da indústria fashion.
Entre eles, destacamos Teddy Santis — o novo diretor criativo da New Balance. Em sua primeira campanha para a label, o estilista resolveu substituir os clássicos modelos jovens por pessoas mais velhas, mas que vestiam roupas descoladas e excelentes para o dia a dia.
Já em 2015, a gigante francesa Céline, investiu na figura da escritora estadunidense Joan Didion para modelar as suas coleções. E o mesmo aconteceu com diversas outras empresas badaladas do setor.
O envelhecimento em números
Um detalhe importante, que não deve ser ignorado, é que a população mundial está aumentando a passos largos. Isso se deve ao crescimento da expectativa de vida, como podemos checar em uma pesquisa, elaborada em 2019, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No relatório, intitulado “The World Population Prospects”, a expectativa é que, até 2050, 17% dos habitantes da Terra tenham mais de 65 anos.
Para se ter uma ideia, em 2019 esse número era de 9%. Ou seja, estamos falando de uma mudança significativa.
A moda para terceira idade entre os jovens
Obviamente, todo esse movimento não parou por aí. Além das propagandas e desfiles, a moda para terceira idade conquistou de vez o coração dos millennials e da geração Z.
O motivo de tamanha febre? A gente explica já: para boa parte desse público, os looks dos mais velhos são atrativos, uma vez que seguem um estilo muito mais natural, sempre valorizando o conforto e a funcionalidade.
Em paralelo, nadando contra a corrente dos influenciadores digitais que estão bombando por aí, as pessoas maduras não se preocupam exclusivamente com tendências ou em ostentar um corpo padrão. Pelo contrário: eles possuem um jeito de se vestir muito único, afetuoso e que, acima de tudo, preza pela qualidade dos trajes.
E não só isso!
Para além dessas questões, vale ressaltar que o público sênior, ao se vestir, não escolhe apenas roupas, calçados e acessórios que sejam bonitos. Utilizando toda a sua trajetória de vida, os mais velhos gostam de montar combinações despretensiosas, genuínas e repletas de histórias.
É nesse momento, inclusive, que podemos falar sobre a circularidade na moda. Ao conversar com pessoas mais velhas, conseguimos identificar usuários que usam peças originárias de amigos ou familiares.
Sabe aquele vestido que era de sua avó, passou para a sua mãe e, agora, está no seu closet? Os idosos adoram investir nessas vestimentas, especialmente, porque elas são repletas de referências e carregam os seus valores durante décadas. Simplesmente inspirador!
Onde encontrar boas referências de moda para terceira idade?
Aqui vai uma dica incrível para quem está a fim de seguir — e se inspirar — com a moda para terceira idade.
Nas redes sociais, é possível encontrar vários perfis fantásticos que compartilham looks e até dicas originárias do público sênior. Listamos os mais acessados!
Estilo Vovô
Brasileira, essa página no Instagram é famosa por registrar cliques incríveis de pessoas na flor da idade e que são superestilosas.
Criado pelo designer Felipe Gutnik, de 29 anos, o perfil está recheado de fotos capturadas no Rio de Janeiro, mais precisamente, em Copacabana, e evidencia looks cheios de originalidade, utilizados por “vovôs fashionistas” cariocas.
O mais legal: nesses visuais, conseguimos identificar uma série de elementos também utilizados pelo público millennial ou da geração Z, tais quais: itens de alfaiataria, tênis confortáveis, camisas e até acessórios – como o boné e a boina.
Gramparents
Seguindo a mesma proposta, aqui vai uma sugestão de Instagram para se inspirar na moda para terceira idade gringa. Isso mesmo!
Na página @gramparents, observamos o street style de vovôs e vovós ao redor do mundo — sempre desfilando “para lá e para cá” com produções que ostentam uma estética vintage, confortável e também pronta para inspirar o público mais antenado.
E aí, curtiu conhecer mais sobre o sucesso da moda para terceira idade? Acha que esse hit também se encaixa em seu perfil e lifestyle?
Caso tenha gostado do conteúdo, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e fazer com que as suas amigas também se aprofundem no assunto. Certamente, elas vão se amarrar em saber os detalhes dessa tendência.
Até a próxima!