Para se atualizar sobre o que acontece no mundo da moda, é preciso analisar diferentes pesquisas de tendência. Inclusive, essas ferramentas estão sendo altamente influenciadas pela internet e pelas redes sociais. Veja o post e saiba como isso acontece.
Toda pessoa que gosta de moda, com certeza, já notou o surgimento de várias novidades por aí. Estamos falando de fenômenos que surgem a cada temporada, impactando desde o desenvolvimento de coleções, até no modo como as pessoas se vestem e se expressam por meio de suas roupas.
Mas, para que as grandes marcas acompanhem esses movimentos, é preciso que os especialistas no assunto analisem minuciosamente a chamada pesquisa de tendências. Repleta de dados e informações sociais, essa ferramenta serve para guiar estilistas e designers na hora de criar produtos realmente capazes de suprir as necessidades do público. Inclusive, nos últimos anos, tal prática vem sendo bastante influenciada pela internet e as redes sociais, com o uso de diferentes plataformas que prometem facilitar esse estudo.
E aí, quer saber mais sobre o tema? Então, é só continuar acompanhando esta leitura e mergulhar de vez no assunto. A seguir, te contamos tudo sobre a pesquisa de tendência e como ela pode ser utilizada. Não perca!
Afinal, o que é uma pesquisa de tendências?
De modo geral, uma pesquisa de tendências é uma ferramenta utilizada para analisar o comportamento dos consumidores e do mercado em um futuro próximo. Fora isso, esses recursos são tidos como base para grandes tomadas de decisão dentro de organizações, especialmente aquelas que precisam definir estratégias de marketing ou desenvolver coleções de moda.
“O que consta em uma pesquisa de tendências?” — você deve estar se perguntando. Bem, nesses estudos, conseguimos observar as preferências do público em diferentes setores da sociedade. Por exemplo: algumas pesquisas de tendência observam em quais canais digitais os consumidores de um determinado nicho preferem realizar as suas compras. Outras, por sua vez, buscam entender quais roupas e acessórios estão se destacando nos looks das pessoas de diferentes regiões.
A ideia é, portanto, observar os dados a respeito das necessidades, dores e desejos de um grupo de indivíduos. Uma vez feita por instituições sérias e renomadas, as pesquisas de tendências ainda funcionam como uma espécie de termômetro, guiando as marcas no lançamento de produtos e até no branding.
As vantagens da pesquisa de tendências
- A possibilidade de prever padrões, sejam eles de consumo ou de expressão;
- A oportunidade de desenvolver produtos mais certeiros e, logo, reduzir os custos com estratégias ineficazes;
- A possibilidade de criar produtos capazes de atender aos desejos e suprir as necessidades do público.
Como a internet influencia na pesquisa de tendências?
Nos últimos 20 anos, e graças ao avanço tecnológico, estamos mais conectados do que nunca. Fato este, que pode ser comprovado com o surgimento e a massificação das redes sociais.
Hoje em dia, por exemplo, é muito difícil encontrar uma única pessoa que não esteja presente no Facebook, no Twitter, no Instagram ou no TikTok. E, acredite ou não, esse cenário também vem influenciando muitas marcas na hora de desenvolver coleções e ditar as novidades ao público.
Agora, com um número expressivo de lançamentos sendo compartilhados simultaneamente nas plataformas digitais, os pesquisadores de tendência, também conhecidos como coolhunters, precisam recorrer a ferramentas específicas e capazes de mostrar dados reais sobre as preferências dos usuários no universo online.
Para se ter uma ideia, apenas no Instagram são compartilhadas mais de 100 milhões de fotos e mais de 400 milhões de stories em um único dia. Inclusive, se formos contabilizar os conteúdos publicados em outros canais, fica muito difícil fazer com que os profissionais da área consigam identificar padrões e, posteriormente, traçar o que será tendência em uma próxima temporada.
Graças a diferentes ferramentas, conseguimos identificar as preferências de um público-alvo e, a partir disso, garantir criações mais precisas e prontas para satisfazer o consumidor.
Felizmente, existem várias plataformas que podem servir como excelentes guias em uma pesquisa de tendências. A seguir, contamos mais sobre elas: como funcionam e os seus diferenciais.
Google Trends
No Google Trends, conseguimos observar a popularidade de diversos termos no próprio Google. Nos últimos anos, essa ferramenta vem sendo bastante utilizada por quem trabalha com o marketing, a fim de entender não somente as tendências, como também, avaliar o interesse dos usuários em diferentes assuntos.
Desse modo, é possível identificar se uma novidade ainda está “bombando”, ou então, se a mesma já está sendo esquecida. O canal ainda permite garimpar dados demográficos a respeito dos consumidores, a fim de compreender as movimentações em regiões específicas do mundo.
Pinterest Trends
Seguindo com as principais ferramentas online para uma pesquisa de tendências, há também o Pinterest Trends. Lançado há pouco tempo, esse canal disponibiliza dados interessantíssimos sobre as tendências atuais, sempre com base em palavras-chave relacionadas ao mundo fashion, do décor e da gastronomia. Ao navegar pelo site, conseguimos ainda identificar assuntos relacionados a essas categorias e que são de interesse dos mesmos usuários.
Por essas e outras, essa opção tem sido uma ótima fonte para os profissionais que desejam absorver insights e, com isso, identificar tendências que ainda estão em ascensão. Bem legal!
E aí, após essa leitura completa você conseguiu entender o que é uma pesquisa de tendências e como essa ferramenta, tão importante para o mercado fashion, vem sendo influenciada pelo universo digital?
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