Meta verso e a moda
Modelo vestido jaqueta rosa flúor jaqueta jeans feminina
Calça pantalona como usar
Buscar Menu

Metaverso: o que é e a sua revolução na moda

Jaqueta jeans feminina: aprenda como usar a peça que nunca sai de moda

O Guia da Calça Pantalona: tudo o que você precisa saber sobre o modelo

Dark Light

O metaverso veio para revolucionar a forma como interagimos e até consumimos. Há quem diga, inclusive, que essa tecnologia veio para revolucionar a moda. Ficou interessada? Te contamos mais neste post!

Meta verso e a moda

Nas últimas temporadas, muito se tem ouvido falar em metaverso. Mas afinal, o que é isso? Bem, se você é uma pessoa que acompanha as principais tendências — não apenas fashion, mas do mundo —, já deve ter visto por aí como a tecnologia está avançando a passos largos. 

Recentemente, o universo físico e o digital, por exemplo, estão mais próximos do que nunca — pautas intensificadas após a pandemia, quando o mundo inteiro começou a passar muito mais tempo em frente ao smartphone e computador. 

Assim, não demorou muito até termos como realidade estendida, NFTs e, claro, metaverso, ganhassem notoriedade por aí, apresentando uma proposta futurista e que veio para ficar. 

Dito isso, para te deixar por dentro do assunto, vamos te explicar tudinho a respeito do tema. Hoje, desbravamos o metaverso e mostramos como a moda já está participando dessa transformação superinteressante. Vamos lá!

Balenciaga meta verso e a moda
Reprodução: Balenciaga (Pinterest)

O que é metaverso?

Apesar do termo metaverso ter caído somente agora no conhecimento popular, a verdade é que esse conceito surgiu ainda nos anos 1980, junto com a literatura cyberpunk. 

A princípio, a ideia diz respeito às inúmeras possibilidades que os seres humanos têm de acessar uma realidade paralela. Ou seja, um cenário de ficção — tendo assim, uma experiência única e 100% imersiva. 

Na prática, a proposta não diz respeito a um mundo real, embora procure transmitir uma sensação que esteja o mais próxima possível da realidade que vivemos. E, logicamente, existe toda uma estrutura que é pensada para essa finalidade. 

Com esse conceito em mente, os metaversos foram sendo desenvolvidos, a princípio, com os clássicos videogames. Até porque, tais jogos proporcionam uma imersão ao usuário, permitindo “entrar” em um novo mundo e interagir com diferentes pessoas. 

O metaverso hoje 

Diante do avanço intenso da tecnologia, é claro que o metaverso passou por algumas modificações. Atualmente, empresas de peso no mercado, como o próprio Facebook, passaram a investir na ideia — promovendo criações ainda mais realistas, acessíveis e capazes de fazer com que as pessoas se sintam atraídas pelos cenários digitais. 

Quer ver só? Daqui para frente, o objetivo é atingir o maior número de usuários possível, melhorando o nível dos gráficos utilizados nesses ambientes digitais. Isso permitirá que as pessoas criem os seus avatares e interajam dentro dessa nova realidade — seja realizando reuniões de trabalho, indo ao shopping ou até estudando. Tudo isso, de um modo inteiramente digitalizado. 

Leia também:

As vantagens do metaverso

Não há como negar: o metaverso segue causando estranhamento em boa parte do público. Porém, aos poucos, muitas pessoas estão entendendo os seus benefícios e se interessando cada vez mais pelo assunto. 

A seguir, te contamos rapidinho quais são os benefícios dessa tecnologia para a nossa sociedade. Espia só!

  • A possibilidade de criar — e oferecer — experiências interativas mais reais e naturais, especialmente, para pessoas que estão distantes; 
  • Em pouco tempo, será possível acompanhar desfiles de moda, se encontrar com os seus amigos e realizar diversas outras atividades de modo virtual, mas de um jeito superinterativo; 
  • Tal opção surge como uma alternativa para o home office e trabalho presencial, especialmente no período pós-pandêmico.

Como a moda está atuando no metaverso?

Assim como vários segmentos do mercado, o universo da moda está apostando todas as suas fichas no metaverso. A primeira grife a embarcar nessa ideia foi a francesa Louis Vuitton. 

Em 2019, a maison lançou uma coleção colaborativa de skins — as roupas utilizadas pelos avatares nos videogames. A proposta foi criar todo o figurino dos personagens do jogo League of Legends, um sucesso absoluto entre o público mais jovem. 

Depois, foi a vez da Gucci abraçar a tendência do metaverso. Há pouco tempo, a marca criou um verdadeiro mundo virtual, em uma parceria inédita com a Roblox. O projeto, denominado Gucci Garden Experience, permite que os jogadores façam passeios por um jardim exclusivo da maison italiana e, inclusive, consigam realizar compras virtuais.

Falando sobre preços

No quesito metaverso, também existem os NFTs — que nada mais são do que as moedas de valor do cenário digital. Resumidamente, estamos falando de bens virtuais que o usuário pode adquirir na plataforma e utilizar somente dentro da nuvem. 

Ainda em relação à Gucci, a grife se tornou notícia ao divulgar desde tênis que custam em torno de US$ 12, até bolsas de design exclusivo, com o valor de até 350 mil Roblox (o equivalente a mais de R$ 23 mil). 

Gucci meta verso e a moda
Reprodução: Gucci (Pinterest)

Com isso em vista, não tem como negar. O metaverso veio para ficar e já demonstra um caminho promissor para uma grande parte das empresas que desejam se destacar e oferecer experiências que vão além de um simples look. Inspirador!

Outras ações legais para ter no radar 

É claro que não acaba por aí. Ao lado da Louis Vuitton e Gucci, existem outros nomes importantes da moda que estão se destacando no tal do metaverso. São eles: 

  • Ralph Lauren: a marca desenvolveu uma plataforma digital onde é possível encontrar tanto looks vintage, quanto produções de coleções recentes;
  • Tommy Hilfiger: também em parceria com a Roblox, a gigante americana divulgou, no ano passado, uma coleção completamente digital. Ao todo, são 30 peças que podem ser utilizadas para vestir os avatares;
  • Balenciaga: a grife queridinha do momento realizou uma collab com o jogo Fortnite. Nele, é possível encontrar skins, assim como acessórios e sapatos, possibilitando que os usuários montem looks incríveis e completos.
Ralph Lauren meta verso e a moda
Reprodução: Ralph Laurent

E aí, você gostou de saber mais sobre o metaverso e entender como a moda já está participando dessa nova realidade? Por aqui, não vemos a hora de conferir as próximas novidades e tendências que estão por vir. 

Curtiu? Então, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e fazer com que as suas amigas também fiquem por dentro do tema. Temos certeza que elas vão amar essas informações fresquinhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Stay to real time fashion!

Receba as novidades e tendências direto na sua caixa de entrada.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Postagens Relacionadas