Buscar Menu

É tendência: conheça as principais collabs na moda

Matelassê: a trend que vai deixar os seus looks mais originais!

Conjunto feminino: tudo sobre a tendência e como usá-la

Dark Light

As collabs na moda vieram para ficar. Não sabe do que se trata? Confira este post e atualize-se sobre esse tipo de parceria que veio para movimentar a indústria fashion.

Se você é uma adepta das redes sociais, com certeza, já viu uma collab de moda por aí. Muito presente no mercado atual, esse tipo de parceria vem, nos últimos tempos, se destacando entre diferentes marcas e artistas. 

Inclusive, de acordo com o portal americano Glossy, a previsão é que as famosas collabs sejam o principal foco de destaque nas empresas que trabalham tanto com itens de vestuário, quanto com acessórios e até produtos de beleza. Mas afinal, qual é a razão para esse buzz? O que leva uma marca a realizar uma collab? 

Caso tenha feito esse tipo de questionamento, saiba que estamos aqui para te atualizar completamente a respeito do assunto. Abaixo, entenda tudo sobre as collabs e, de quebra, inspire-se com algumas das principais parcerias que já foram lançadas até hoje. É só ficar de olho no post e se aprofundar!

O que significa “collab”? 

Bem, antes de mais nada, vamos explicar o que significa “collab”. Originária do inglês, a palavra quer dizer “colaboração” e, na prática, diz respeito a uma espécie de estratégia, muito utilizada por marcas e artistas que desejam desenvolver um produto único. 

A ideia é que, a partir dessa criação, seja possível unir os públicos de ambos os lados: tanto da empresa, quanto da personalidade e, consequentemente, fazer com que o lançamento fique ainda mais conhecido. 

E não se engane, viu? A princípio, você pode até imaginar que a tendência da collab é algo atual, que foi criada recentemente, a partir do avanço das redes sociais. Porém, muito além disso, tal parceria já vem acontecendo há décadas. 

Para se ter uma ideia, ainda em 1935, a estilista italiana Elsa Schiaparelli elaborou um vestido em conjunto com ninguém mais, ninguém menos, do que Salvador Dalí. Anos depois, na década de 1960, foi a vez do icônico Yves Saint Laurent colaborar com o artista plástico Mondrian. Já no comecinho de 2000, a gigante Adidas lançou uma coleção fantástica, ao lado de Yohji Yamamoto. 

Fonte: Collab Yves Saint Laurent + Mondrian

Bem, como você pode imaginar, todos esses acontecimentos foram um verdadeiro sucesso — muitos deles, aliás, ficaram marcados na história da moda por serem extremamente exclusivos e repletos de autenticidade. 

Um divisor de águas

Sem dúvida, podemos dizer que a collab foi um verdadeiro divisor de águas — não somente para o universo da moda, como para vários outros nichos do mercado. Contudo, em se tratando de vestuário, podemos afirmar que esse tipo de colaboração sempre ocorreu — mesmo que de forma não muito frequente assim. 

A mudança, no entanto, pode ser vista ao longo dos anos, especialmente depois que estilistas importantes decidiram se unir aos grandes nomes do fast fashion. Para exemplificar, destacamos a parceria entre Karl Lagerfeld e a H&M, que aconteceu em 2004. 

Fonte: Karl Lagerfeld + H&M

Na ocasião, a união acabou recebendo críticas de todos os lados. Mas, verdade seja dita, em pouquíssimo tempo todas as peças da coleção se esgotaram e, como resultado, a ação foi um sucesso absoluto. 

E não só isso! 

Hoje em dia, é possível conferir inúmeras collabs interessantíssimas. Umas, são formadas pela parceria entre duas marcas diferentes. Já outras, consistem na união de uma marca com uma personalidade, influencer digital e por aí em diante. 

O segredo para o sucesso? É simples: unir diferentes conceitos, elaborar processos criativos eficientes e, com isso, conquistar resultados cada vez mais autênticos, prontos para se destacar em um nicho tão competitivo. Bem bacana!

Quais são as principais collabs de todos os tempos? 

Fora as collabs de moda que já citamos no início do post, existem outras parcerias fabulosas e que merecem ser mencionadas neste post. Quer saber quais são elas? Espia só a nossa seleção!

Beyoncé + Adidas 

Não tem pra ninguém! Quando o assunto é collab de moda, a união entre a Adidas e a cantora Beyoncé está no topo do ranking. Recentemente, ambas se uniram para desenvolver uma coleção completa, que contou com o lançamento de roupas e sneakers devidamente assinados pela celeb americana. 

Louis Vuitton + Supreme 

Em 2018, outra collab incrível despontou no mundo fashion: a parceria entre a grife Louis Vuitton e a marca de streetwear Supreme. Nessa união, o público teve a chance de conferir uma linha masculina incrível, que foi capaz de unir qualidade, sofisticação e estampas exclusivas.

GUCCI + ADIDAS

Por fim, e não mesmo importante, uma das últimas collabs que causaram burburinho no mercado foi a parceria da Gucci e Adidas que mesclou itens de alfaiataria com um toque esportivo, o mix and match perfeito do mundo de cada marca.

Viu só? Como foi possível entender ao longo deste post, as collabs são extremamente interessantes e valiosas para uma marca de moda. E, após se aprofundar no tema, aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Com certeza, os seus amigos irão adorar entender melhor sobre uma tendência que veio para ficar. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Stay to real time fashion!

Receba as novidades e tendências direto na sua caixa de entrada.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Postagens Relacionadas