Buscar Menu

Como cuidar do jeans e prolongar a vida útil do look?

Tipos de jeans: 6 modelos de calças para montar o seu look

Tendências 2023: quais hits de 2023 continuarão em alta este ano?

Dark Light

Para evitar desperdícios e manter as suas peças impecáveis, nada melhor do que aprender a cuidar do jeans da maneira correta. Hoje, te ensinamos por onde começar. Anote!

Não tem pra ninguém! Há décadas, o denim conseguiu conquistar o nosso closet e coração. Afinal, será que existe algum tipo de traje mais versátil e confortável do que esse? 

Seja qual for o seu estilo, uma coisa é certa: provavelmente, você possui uma boa calça ou, até mesmo, jaqueta confeccionada nesse material. No entanto, se a ideia é fazer com que os seus looks fiquem sempre intactos, ou seja, livres de desgastes e manchas, é importante aprender a cuidar do jeans ao longo do tempo. 

Sim, amiga leitora, existem várias medidas que podem ser tomadas, desde a lavagem, para impedir que a vestimenta desbote ou apresente qualquer tipo de avaria. 

E, inclusive, é sobre elas que vamos falar neste post especial. Para ficar por dentro e fazer com que o seu armário esteja sempre em ordem, fique de olho nos truques que preparamos especialmente sobre o assunto. Você não vai se arrepender!

Lave somente quando necessário

Quando falamos sobre como cuidar do jeans, muitas pessoas acreditam que esse tipo de traje deve ser lavado sempre. Ou seja: usou, lavou. Porém, não é bem assim. Ao contrário de outras peças, como a tradicional camiseta, o denim não precisa de higienizações constantes – a menos que você queira diminuir a vida útil do produto. 

Explicamos: a cada lavagem, o tecido acaba perdendo a sua durabilidade e tingimento, ficando mais e mais fino. Tudo isso, sem contar os litros de água que desperdiçamos ao lavar trajes como estes, que são mais robustos e pesados. 

E o cheiro?” — você deve ter se perguntado. Para eliminar qualquer odor da vestimenta, basta pendurá-la no varal, preferencialmente em um lugar bem ventilado e à sombra. Rapidinho, o cheiro ruim irá sumir. 

Em resumo: de acordo com especialistas, devemos higienizar esse artigo, em média, a cada 2 meses. Ou então, considere utilizar a vestimenta, pelo menos, 5 vezes antes de levá-la para a máquina. Faça o teste e veja a diferença!

Tenha atenção redobrada com as manchas

Vamos combinar? Nada mais desagradável do que manchar uma peça de roupa que tanto gostamos. Por essas e outras, é importante sempre tomar cuidado para que o seu traje não entre em contato com molhos, bebidas ou demais resíduos capazes de comprometer o seu visual. 

Outro ponto interessante ainda está por vir. Se o look acabar manchando, tenha calma! Em vez de tentar remover a sujeira utilizando uma esponja ou escova, considere seguir outro caminho. Isso porque, com o atrito causado por esses acessórios, as chances de fazer com que o tecido desbote são muito maiores. 

Aqui, a dica é manter o traje de molho na água por, aproximadamente, 15 minutinhos. Em seguida, vale a pena aplicar um pouco de sabão neutro sobre a mancha, esfregar delicadamente e enxaguar na sequência. Combinado?

Para cuidar do jeans, saiba como lavar esse tipo de peça

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas têm o costume de colocar todas as roupas sujas na máquina e lavá-las de uma só vez. Mas, e se a gente disser que, com o jeans, o processo deve ser diferente? 

Para garantir que os seus trajes permaneçam “firmes e fortes” em seu closet, o ideal é não misturar o denim com outros tipos de tecidos. Aliás, o indicado é também evitar higienizar peças jeans de diferentes lavagens juntas — como é o caso do blue jeans, do jeans black e até do jeans colorido. Caso contrário, é provável que elas fiquem com manchas, especialmente as versões mais clarinhas. 

Pensou que acabava por aí? Que nada! Antes de começar o processo de lavagem, é necessário fechar todos os botões e zíperes, colocando as peças na máquina do avesso. Com esse cuidado, conseguimos minimizar os atritos dos metais da roupa, além de evitar que o sabão entre em contato direto com o tecido, garantindo que a sua pigmentação original fique impecável por um longo período. 

Escolha corretamente os produtos para lavar o denim

Quer saber como cuidar do jeans? Então, fique de olho! Fora os truques básicos que citamos até aqui, existem outros segredos que não devem ser descartados. Um deles diz respeito aos produtos utilizados durante o processo de higienização. 

Jamais, em hipótese alguma, utilize alvejante para lavar o denim. O motivo é um só: além de colaborar para que a peça fique desbotada, esse componente irá danificar as fibras do tecido. Portanto, toda atenção é pouca! 

Por outro lado, o sabão em pó e o sabão neutro estão liberadíssimos. Caso queira, ainda há a possibilidade de adicionar um pouquinho de amaciante para que o look fique mais macio e agradável ao toque. 

Evite utilizar a máquina de secar

Para encerrar o nosso conteúdo com chave de ouro, mais uma recomendação especial: evite colocar o seu denim em uma máquina de secar. 

Sim, nós sabemos bem que esse eletrodoméstico é um dos grandes aliados da mulher contemporânea, ainda mais, aquelas que seguem um lifestyle agitado. Entretanto, a melhor maneira de secar o jeans é deixando o item em um varal, à sombra, para que a umidade vá embora naturalmente. 

Dessa maneira, é possível não somente poupar dinheiro com a conta de luz, mas também, preservar a integridade do traje, uma vez que a máquina de secar é responsável por deformar gradativamente o tecido, reduzindo — e muito! — a sua vida útil. 

Viu só? Após essas dicas, temos certeza de que você já sabe como cuidar do jeans e fazer com que as suas peças fiquem sempre novas. Agora, aproveite para compartilhar o link deste post nas redes sociais e ajudar os seus contatos a também se atualizarem sobre o assunto. Garantimos: eles vão adorar conferir essas dicas. 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Stay to real time fashion!

Receba as novidades e tendências direto na sua caixa de entrada.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Postagens Relacionadas